quarta-feira, 2 de maio de 2018

MADEIRA ISLAND ULTRA TRAIL 2018

Realizou-se no passado fim-de-semana o Madeira Island Ultra Trail. Lançado em 2008 com 141 participantes que partiram da Ponta do Pargo rumo ao Machico, foi logo na edição do ano seguinte que a partida teve origem em Porto Moniz com o destino final a ser novamente Machico e com 82 corajosos a efectuarem o percurso. A não realização do evento em 2010 e os violentos incêndios que assolaram a ilha em 2011 poderiam ter posto em causa a sua continuidade, mas os seu organizadores decidiram continuar com a aventura e neste ano fizeram um percurso circular com partida e chegada em Porto Moniz. Em 2012 a travessia fez uma inversão e teve início em Machico, com a chegada em Porto Moniz e já com um número considerável de participantes, 303. Na edição de 2013 deu-se a entrada definitiva no actual figurino e também no Circuito Nacional de Ultra Trail.
Ano após ano o evento vai sendo um sucesso e em 2015 passa a integrar o Ultra Trail World Tour e num sucessivo crescendo atinge em 2017, 2490 participantes de 45 nacionalidades!
Como já vem acontecendo em anos anteriores, este ano o Madeira Island Ultra Trail constou de quatro provas com distâncias de 16 km, 42 km, 85 km e 116 km. 
Todas as provas deste ano tiveram partida no dia 28 de Abril, a Mini às 09,00 horas em Porto da Cruz, a Maratona às 11,00 horas no Monte (Funchal), a Ultra às 07,00 horas em S. Vicente e o MIUT às 00,00 horas em Porto Moniz.
O MIUT (116 km) tem um desnível positivo acumulado de 7200 metros e conta 5 pontos para o UTMB (Ultra Trail do Monte Branco). Para fazermos uma ideia (não fazemos) da sua extrema dureza, basta dizer que alinharam à partida 782 participantes e finalizaram 496 o que equivale a dizer que houve 286 desistências. Frio, chuva, vento, subidas intermináveis, descidas perigosas, alterações de temperatura que podem ir dos 5º durante a noite aos 25º durante o dia e eventualmente fortes nevoeiros são todas as condições com que os super-atletas se vêem confrontados ao longo do percurso. Este ano seguimos com particular atenção esta prova porque havia nela um participante especial.
O nosso atleta Luís Matos esteve presente, partiu com os demais, sem medos (ou talvez não) na sua epopeia, odisseia ou o que lhe queiramos chamar. Lá que foi épico, isso foi!
Trinta horas, vinte e nove minutos e 26 segundos foi quanto durou esta aventura, desde Porto Moniz até Machico, de noite, de dia, de novo de noite e quase dia novamente. A chegada deu-se no Fórum Machico um pouco antes das seis e meia da manhã do dia 30 e no lugar 436 da geral e 59 do escalão M45, se é que isso de classificação interessa alguma coisa. 
Não sabemos das suas dores, dos seus medos, das suas hesitações, dos seus tropeções, frios, calores, fomes, sedes e até, provavelmente, arrependimentos mas, sabemos da sua felicidade e do seu orgulho em ter terminado uma prova desta dimensão.
Apetece-nos apenas dizer: Luís, a partir de hoje já nada é como era dantes!!!
Parabéns Campeão!!!

Sem comentários: