segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

XXXIII MARATONA DE LISBOA 07/12 2008

REVELAÇÃO E CONFIRMAÇÃO

Dia grande para o atletismo nacional, com a realização em Lisboa da XXIII maratona da capital portuguesa.
Este ano os números superaram tudo o que era expectável e tivemos na linha de chegada 1001 atletas, apenas se lamentando que os Portugueses estivessem em minoria. Entre os atletas que tiveram o privilégio de passar o pórtico da meta final estavam 2 do G.D.R.S.Francisco da Serra.
O vencedor foi o Russo Sergei Lukin, exactamente o mesmo que na passada semana ganhou a meia maratona de Lagos, bastando-lhe 2h 17m 42s para cobrir a distancia de 42,195 km. Seguiram-se-lhe John Ston Chebi, do Quénia, com 2h 21m 42s, James Lawler, da Inglaterra, com 2h 24m 54s e o primeiro Português, José Jarmela, da União Atlética da Guarda, com 2h 32m 12s.
Lamenta-se a ausência dos primeiro planos portugueses que parecem assustados quando se sabe que vão participar Quenianos ou Etíopes. Só nas provas se sabe quem é melhor e renunciar à competição logo à priori, parece-nos completamente errado.
Os nossos atletas tiveram excepcionais desempenhos. Tanto Rui Candeias que já é repetente como Hugo Gonçalves (especialmente este) que era estreante, ficaram acima das expectativas.
Hugo Gonçalves que tinha como objectivo apenas terminar em boas condições físicas, superou todas as espectativas e foi 105º com 3h 08m 19s, sendo o 27º sénior e o atleta mais jovem nesta prova. Se houvesse classificação para sub/23 teria sido ele o vencedor.
Rui Candeias que apontava para um tempo a rondar as 3 horas e 10 minutos foi 110º com 3h 09m 05s, sendo o 28º atleta sénior a cruzar a linha de chegada.
Com a participação de Hugo Gonçalves na maratona de Lisboa, são já 5 os atletas do nosso clube que terminaram pelo menos uma maratona.

Sem comentários: