Realizou-se durante muitos anos no Minho e daí o seu nome. Posteriormente passou a ter por cenário as mais diversas regiões do País, mas manteve o nome original.
Tem a duração de 4 dias em que se disputam seis etapas numa extensão aproximada de 100 km. Este ano decorreu nas Serras de Aire e de Candeeiros, tendo como "quartel general" a simpática localidade de Alvados.
As componentes lúdicas e de convívio são o principal motivo que leva cerca de 100 atletas e caminheiros a participar neste evento, todavia a componente competitiva acaba sempre por estar presente, porque passados poucos metros de cada etapa, alguém se encarrega de meter velocidade na prova e depois todos querem chegar na frente da corrida. A dureza da prova deste ano foi uma constante com declives acentuadíssimos tanto a subir como a descer onde muitas vezes era impossível correr.
O nosso atleta Amílcar Romão esteve presente tendo completado todas as etapas da prova, a exemplo do que já fez nas edições de 2005 (Litoral Alentejano), 2006 (Serra da Estrela) e 2007 (Cabeção-Mora).
Antes do início da última etapa, com o equipamento do "S. Chico"
Este foi um adversário temível, só batido nos últimos metros após vigoroso sprint