quarta-feira, 11 de abril de 2007

PASSADO, PRESENTE E FUTURO! UM SONHO EM CRESCIMENTO! PARTE VI

No dia em que completamos dez anos de existência, terminamos a publicação dos artigos sobre a nossa história!

O ano de 2006 vem registar alguns ajustamentos no clube. Em reunião da direcção levada a efeito no dia 15 de Maio, é decidido suspender as actividades de BTT e Cicloturismo, face ao desinteresse dos atletas em participar em provas e aos encargos que as modalidades representavam para o clube.
Prepara-se a época de 2006/2007, conseguindo alguns reforços de inegável qualidade.
Efectuamos pela primeira vez um mini estágio, que se desenrola em Albufeira, ficando a equipa alojada no Centro de Férias do Inatel. Os custos são suportados pelos participantes. Este estágio revela-se fundamental quer no aspecto físico com que a equipa se irá apresentar no inicio da época quer, fundamentalmente, no espírito de grupo criado, fomentando-se a coesão e amizade entre os atletas e equipa técnica.





Voltamos a estar presentes no torneio da Festa do Desporto, onde o comportamento da equipa abre excelentes perspectivas para o campeonato.
Começamos bem o campeonato em termos de resultados desportivos, mas registamos uma baixa de vulto, logo na 1ª jornada, quando um dos atletas em que apostámos fortemente como reforço, fractura a tíbia e fica afastado do resto da época. Pela primeira vez tínhamos uma lesão grave na equipa. O resto da época vem revelar-se como a pior em termos de lesões que o G. D. R. S. Francisco da Serra enfrenta na sua história. Chegamos a ter 12 jogadores lesionados, impedindo-nos de apresentar uma equipa consistente ao longo do campeonato, face às constantes alterações verificadas de jogo para jogo.
Com 12 equipas participantes, terminamos em 7º lugar, registando 8 vitórias, 6 empates e 8 derrotas, marcando 42 golos e sofrendo 39. Totalizamos 36 pontos. De registar termos nesta época um dos melhores marcadores do campeonato. Nuno Gamito concretiza 21 golos em 20 jogos.
Foi uma época algo atípica em termos do campeonato, com grandes convulsões na sua organização. Duas equipas são excluídas da prova, uma por tentativa de agressão a um árbitro, por parte de dirigentes, a outra por acumulação de duas faltas de comparência. Uma terceira equipa abandona a prova, em desacordo com as normas implementadas pela organização.
O ultimo jogo da época 2006/2007

No início do ano de 2007, recebemos a notícia de que a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, se dispõem a (finalmente!) apoiar a electrificação do campo. Contudo, a opção tomada torna-se caricata e evidencia que somos um clube muito pouco apoiado. Enquanto outros tiveram os seus parques desportivos amplamente intervencionados pela edilidade, construindo todas as infraestruturas, nós continuamos a ser apoiados, como que por favor, com pequenas migalhas, para não se dizer que não recebemos nada, e as instituições publicas com obrigações de apoiar o desporto amador poderem referenciar que o estão a apoiar…
Metade do campo terá iluminação, a outra metade logo se vê quando houver verba… Se calhar iremos esperar mais 10 anos pela outra parte…
No final de Fevereiro deste ano, temos então a concretização desta importantíssima obra, com metade da iluminação colocada e ligada!



Os balneários continuam a ser a maior vergonha que podemos apresentar a quem nos visita…






Enfim, o apoio dado ao grupo de pessoas que, gratuitamente e com prejuízo da sua vida particular, e muitas vezes com prejuízos financeiros, continuam a acreditar que vale a pena apostar no desporto amador, trabalhar arduamente para a manutenção de equipas e modalidades, visando criar junto dos jovens motivos de incentivo e dinamismo desportivo, procurando criar neles o espírito da vivência em sociedade, uma vivência salutar, digna, coerente, respeitadora!
Continuaremos…. Até ao dia em que nos cansemos de lutar contra os moinhos de vento que grassam neste país feito de compadrios e simpatias, onde o esforço dos outros só é reconhecido se estiverem “do nosso lado”…

Sem comentários: