sexta-feira, 6 de abril de 2007

PASSADO, PRESENTE E FUTURO! UM SONHO EM CRESCIMENTO! PARTE V

Para a época de 2004/2005, as expectativas são elevadas, face à produção que a equipa tinha registado nas épocas anteriores. O treinador mantém-se e consegue-se reforçar o plantel com vista a discutir o apuramento para a segunda fase do campeonato. Consegue-se o empréstimo de um campo com iluminação para podermos efectuar um treino semanal. A modalidade de futebol na Festa do Desporto é reformulada, passando a ser realizado apenas um torneio no campo relvado de Santiago do Cacém, em que participam as equipas que se estão a preparar para competir. Esta modificação é motivada pela constante desistência de equipas convidadas em anos anteriores, e que revelavam grandes dificuldades em arranjar jogadores para os torneios, visto não estarem organizadas para competir.



As dificuldades colocadas pela Câmara Municipal na concretização do projecto de iluminação do campo, continuam a ter como base sustentável o elevado custo da obra. Tendo a nossa direcção obtido a oferta dos postes para a colocação dos holofotes, por parte da EDP, dirigimo-nos ao C. F. “Os Belenenses”, que haviam reformulado a iluminação no Estádio do Restelo, para aquilatar da hipótese de nos serem oferecidos alguns dos projectores retirados. O Eng. Cabral Ferreira de imediato nos disponibiliza 12 holofotes para que possamos concretizar este sonho antigo. O custo total do empreendimento ficava assim reduzido a cerca de um terço do seu custo inicial.
A 30 de Outubro de 2004 regista-se outro marco histórico para o nosso clube: A visita de uma delegação do C. F. “Os Belenenses”, onde pontificam entre outros, o Presidente da Direcção, Dr. Sequeira Nunes, o então Vice-Presidente Eng. Cabral Ferreira (actual Presidente do C. F. “Os Belenenses”, o conhecido actor Raul Solnado e o grande jogador Vicente Lucas, num périplo de visitas às filiais espalhadas pelo país.
Visitam o nosso campo, as instalações que nos são cedidas para as nossas reuniões e termina com um jantar convívio, que decorre em verdadeiro ambiente de amizade. A única nota negativa desta visita, é a ausência de qualquer representante da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, sem qualquer justificação, o que vem provar algum ostracismo a que somos votados.



No comportamento da equipa de futebol, reflecte-se a saída do nosso melhor jogador, que regressara ao Brasil, mas conseguimos novo atleta de origem brasileira, Vicente, este a jogar na posição de central. O campeonato corre abaixo das expectativas e terminamos em 8º lugar entre 12 equipas. Obtemos nesta época 7 vitórias, 5 empates e 9 derrotas, marcando 26 golos e sofrendo 39, totalizando 37 pontos.
O treinador acaba por sair no final da época, por vontade própria, e voltar ao G.D. Vale Figueira.
No início de 2005, registam-se novas eleições para o biénio 2005/2006, ficando os órgãos sociais assim constituídos:
Assembleia Geral:
Presidente: Hélder Gonçalves
Vice-Presidente: Luís Matos
Secretário: Paulo Chaínho
Direcção:
Presidente: Paulo Jesus
Vice-Presidente: Avelino Pratas
Tesoureiro: Pedro Gamito
Conselho Fiscal:
Presidente: Paulo Costa
Vice-Presidente: Sérgio Costa
Relator: António Pinela

No final da época de 2004/2005, uma delegação do G.D.R.S.Francisco da Serra, desloca-se ao Estádio do Restelo, e está presente na festa de despedida do grande capitão Tuck! Momento de orgulho para muitos dos nossos atletas, que mais tarde vêem a conviver pessoalmente com ele.


A época de 2005/2006 inicia-se com a equipa a ser orientada de novo por Paulo Jesus e tendo sofrido um forte revés no seu plantel, tendo perdido muitos dos seus atletas. No entanto as classificações obtidas nas épocas anteriores facilitam a constituição de um plantel com qualidade, revelando então as dificuldades inerentes ao entrosamento dos novos jogadores. Mesmo assim, obtemos uma grande vitória no torneio da Festa do Desporto, abrindo fortes expectativas para o campeonato. Passamos a ser olhados como uma equipa a ter em conta pelos adversários e não apenas como mais um outsider.


Participam 11 equipas na série sul do campeonato distrital do Inatel, tendo nós conseguido o 8º lugar com 6 vitórias, 2 empates e 12 derrotas, marcando 34 golos e sofrendo 44, num total de 40 pontos. Para uma equipa que tinha reconstituído quase metade do plantel as perspectivas mostravam-se animadoras em relação ao futuro próximo. Estavam definitivamente criadas as bases para acreditarmos que os próximos campeonatos seriam de consolidação do clube, deixando de correr o risco de termos atletas que acompanham os treinadores nas suas entradas e saídas nos clubes.
Continuamos a debater-nos pela iluminação do campo de futebol e por um espaço onde possamos ter os nossos troféus e a nossa logística.
Os balneários continuam a degradar-se e as soluções tardam em aparecer. A promessa da Câmara Municipal na elaboração de um projecto para os novos balneários esbarra agora na localização do campo em zona de reserva agrícola (impeditiva da edificação das instalações), mas ultrapassável se a edilidade evocasse o interesse público para a construção dos mesmos.
Resta-nos continuar a trabalhar contra todas as dificuldades.

Sem comentários: