domingo, 18 de março de 2007

PASSADO, PRESENTE E FUTURO! UM SONHO EM CRESCIMENTO! PARTE II

Neste ano de 1998 iniciam-se as negociações com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com vista a serem-nos facultados apoios para a obtenção de uma sede social e para o processo de colocação de iluminação no campo de futebol Deodato Rocha (principal impulsionador da construção do campo em S. Francisco da Serra).
Começamos a ser apoiados financeiramente pela Junta de Freguesia e pela Câmara Municipal com a verba de 300 mil escudos anuais, para suportarmos as inscrições no campeonato, a aquisição de equipamentos e as despesas correntes do clube, o que era manifestamente insuficiente.
A inexistência de um espaço como sede social, continuava a dificultar-nos, em termos de organizarmos o clube e criarmos condições para a sua sustentabilidade em termos de futuro, quer pela captação de sócios, quer pela estabilidade directiva necessária.
São marcadas eleições para o biénio 1999/2000, a realizar no início de 1999.
Nova participação na série sul do Campeonato Distrital do Inatel de Setúbal, com a participação de 9 equipas. Finalmente atinge-se o primeiro objectivo! Não ser o último classificado! Terminamos a época 1998/1999 em 8º lugar com o registo de 1 vitória, 2 empates e 12 derrotas, tendo obtido 23 golos e sofrido 47, totalizando 40 pontos.
No dia 2 de Janeiro de 1999 são realizadas as primeiras eleições, tendo a direcção ficado definida da seguinte forma:
Corpos Directivos para o biénio 1999/2000
Assembleia Geral:
Presidente: Hélder Romano
Vice-Presidente: Paulo Chaínho
Secretário: Carlos Francisco
Direcção:
Presidente: Paulo Jesus
Vice-Presidente: Avelino Pratas
Tesoureiro: Pedro Gamito
Conselho Fiscal:
Presidente: Vítor Reis
Vice-Presidente: Luís Costa
Relator: Armando Pinela

Entretanto víamos os outros clubes amadores da região a serem apoiados pela edilidade local na concretização das suas infraestruturas, enquanto nós sentíamos as mais variadas dificuldades na obtenção das nossas. A situação da sede social ficava praticamente afastada com a inviabilidade de aproveitarmos um espaço concedido a outra entidade da freguesia com a qual não houve acordo para uma fusão, nem para a cedência de um espaço permanente. A infraestrura do campo de futebol era direccionada para a obtenção de apoios comunitários, através da elaboração de um projecto para o CCR cuja análise e aprovação demorava.
A equipa volta a preparar-se para a sua 4ª participação no campeonato do Inatel. Estão inscritas nesta época de 1999/2000, 8 clubes na série sul.
No início da época a Câmara Municipal institui a Festa do Desporto, iniciativa que visa congregar varias modalidades desportivas numa mostra concelhia, quer em competição quer em demonstração.
O G.D.R.S. Francisco da Serra é convidado a organizar, em parceria com outros clubes do Inatel, a modalidade de futebol, a qual é disputada em quatro torneios quadrangulares nos campos das equipas que irão participar no campeonato do Inatel, sendo os vencedores apurados para um torneio final a realizar no relvado do Campo Municipal Miróbriga em Santiago do Cacém. A iniciativa revela-se um êxito com a participação de 16 equipas em competição. Conseguimos estar presentes no torneio final, em virtude de termos vencido o torneio de apuramento no nosso campo.
Em reunião da Direcção de 25 de Fevereiro de 2000, são criados os departamentos de Atletismo e Cicloturismo, englobando este último, igualmente a modalidade de BTT. A equipa de Atletismo fica constituída com 8 atletas e as de Cicloturismo e BTT têm cerca de 30 atletas a representarem o clube. Apesar desta aposta no crescimento do clube e na sua consolidação em termos praticantes e representatividade, quer para a freguesia, quer para o concelho, os apoios financeiros das entidades publicas, mantêm-se nos mesmos montantes, criando ainda maiores dificuldades ao clube.
Para fazer face ao crescimento das despesas, é construído junto ao campo de futebol, um pequeno bar cuja exploração no dia de jogos nos vem granjear mais algumas verbas para o clube.
Terminamos esta época no 7º lugar, conseguindo 2 vitórias, 2 empates e 9 derrotas, tendo marcado 9 golos e sofrido 35, atingindo os 31 pontos.
A equipa que disputou o campeonato da época 1999/2000:

Sem comentários: