domingo, 11 de março de 2007

PASSADO, PRESENTE E FUTURO! UM SONHO EM CRESCIMENTO! PARTE I

Iniciamos hoje a publicação do curto historial deste clube. Esta publicação será faseada, semanalmente, visando terminar estas publicações no dia do nosso 10º aniversário.

Aceitámos um desafio, acreditámos nas nossas capacidades, abraçámos um projecto. Somos um pequeno clube totalmente amador, que começou do nada! Temos como principal objectivo proporcionar a pratica desportiva a quem nos queira representar e reúna condições para tal, mas acima de tudo, temos como objectivo mais elevado, formar homens e atletas, ensiná-los e prepará-los para a vida, através do exemplo que lhe incutimos…
O Desporto é belo quando não se perde a noção de humanidade no seu seio. Quando se aprende a ganhar e a perder, mas acima de tudo a respeitar os adversários, a respeitar os demais agentes envolvidos, e fundamentalmente a respeitarmo-nos a nós próprios!
Fomentamos o convívio, a amizade, a tertúlia cúmplice, mas fomentamos essencialmente a responsabilidade de cada um, fazendo-os compreender que ao entrarem nesta humilde casa, assumem compromissos que devem respeitar, para com o clube, para com a equipa, para com os colegas…
E procuramos que sejam dignos na sua palavra e sérios nas suas acções… Essa é a grande vitória deste nosso jogo!



Decorria o inicio do ano de 1996, quando o então presidente da Junta de Freguesia de S. Francisco da Serra (Artur Faustino) lançou o repto a Luís Miguel Pereira e Paulo Jesus, com vista à formação de um clube de futebol que reactivasse a prática competitiva dessa modalidade na freguesia, a qual tinha acabado com a inactividade da então Sociedade Recreativa de S. Francisco da Serra.
Existindo o campo de futebol, cuja construção terminara no ano de 1982, o qual se encontrava num estado de total abandono, e sem a existência de balneários, foram colocadas como condições a resolução destes dois problemas, como base para a participação nas competições amadoras.
Iniciaram-se então os contactos com vista à inscrição e participação no Campeonato Distrital do Inatel de Setúbal, situação que foi aceite, embora de forma provisória, visto o clube não se encontrar legalmente constituído.
Preparadas as infraestruturas necessárias à nossa participação, formou-se nesse ano uma equipa praticamente com jogadores oriundos da freguesia, tendo participado na série sul do campeonato, constituída por 7 equipas.
Entretanto, foram-se reunindo as condições para o nascimento do Grupo Desportivo e Recreativo de S. Francisco da Serra, o qual foi constituído por escritura publica, lavrada no Cartório Notarial de Santiago do Cacém no dia 11 de Abril de 1997, representado por Paulo Jesus, Vitalina Jesus e Avelino Pratas.
Sem um espaço como sede social, com uns balneários provisórios, constituídos por um contentor que servira o campo de treinos do União Sport Club (equipa mais representativa do concelho de Santiago do Cacém) e sem qualquer apoio financeiro, o clube viveu os seus primeiros anos com base na vontade e disponibilidade dos atletas que o representaram.
Terminámos esta primeira participação no 7º lugar (último) com 1 vitória, 2 empates e 9 derrotas, tendo apontado 11 golos e sofrido 34, somando 20 pontos.
A 15 de Julho de 1997, os estatutos são reconhecidos pelo Inatel e somos aceites como Centro de Cultura e Desporto (CCD nº 3438).
Embora fossem já notórias as dificuldades que iríamos enfrentar em termos organizativos, não baixámos os braços e na época seguinte (1997/1998) lá estava o clube novamente a participar na série sul do campeonato.
Para um clube novo e sem grandes condições para trabalhar em termos desportivos, visto o campo de futebol não possuir iluminação, dificilmente conseguíamos reforçar o plantel em termos de qualidade.
O clube era então gerido por uma comissão constituída por elementos que maioritariamente eram jogadores do clube.
Essa comissão ficou assim constituída:
Presidente: Paulo Jesus
Vice-Presidente: Veríssimo Pereira
Tesoureiro: Luís Pereira
E na Assembleia Geral entretanto constituída para iniciar o processo de marcação de eleições para a constituição de uma direcção,
Presidente: Avelino Pratas
Vice-Presidente: Paulo Chaínho
Secretário: Alexandre Jesus

Disputado mais um campeonato da série sul do Inatel, em que participaram 10 equipas, voltámos a ocupar o ultimo lugar, tendo registado 2 vitórias, 1 empate e 15 derrotas, apontando 8 golos e sofrido 50, totalizando 47 pontos.

Sem comentários: