quarta-feira, 8 de abril de 2009

XXVII CORRIDA DOS SINOS

Realizou-se em Mafra, no dia 5 do corrente, a 27ª edição de uma das clássicas do atletismo de estrada em Portugal.
Com início e términus no excelente complexo desportivo municipal, esta prova teve a presença de 1076 atletas e o vencedor foi Victor Bitok com o tempo de 44 minutos e 40 segundos.
O G.D.R.S.Francisco da Serra, esteve representado por 7 atletas que obtiveram as seguintes classificações:
120ºRichardson Ferreira..1h 00m 03s
161ºHugo Gonçalves......1h 01m 58s
190ºRui Candeias..........1h 03m 03s
192ºLuís Pereira...........1h 03m 04s
326ºLuís Gonçalves........1h 07m 29s
431ºNuno Gamito..........1h 10m 10s
457ºFilipe Rodrigues......1h 10m 53s

terça-feira, 31 de março de 2009

I CORRIDA DA COMPORTA

ATLETAS DO G.D.R.S.FRANCISCO DA SERRA, "ARRASAM" NA COMPORTA

Realizou-se na Comporta, no passado dia 29 de Março, a 1ª corrida de atletismo daquela localidade, prova onde o nosso clube esteve representado por 15 atletas.
Excelente organização, agradáveis momentos de convívio e grande prestação desportiva dos nossos atletas que alcançaram os sete primeiros lugares da classificação geral. No sector feminino, Cristina Coelho obteve o 2º lugar.
Esta prova teve uma distância de 11750 metros, mas parte do percurso foi percorrido em grupo e só cerca do 3º quilómetro se entrou no ritmo competitivo.
1ºRichardson Ferreira..50m 20s
2ºRui Candeias..........52m 20s
3ºPaulo Morais...........52m 20s
4ºHugo Gonçalves.......52m 20s
5ºBruno Gamito..........52m 23s
6ºFernando Mestre......52m 26s
7ºLuís Pereira............52m 50s
10ºLuís Gonçalves.......54m 16s
11ºÓscar Milheiros.......54m 46s
13ºNuno Gamito..........55m 29s
18ºAmílcar Romão.......57m 25s
20ºFilipe Rodrigues......59m 48s
24ºLuís Miguel........1h 07m 10s
25ºAntónio Simões...1h 07m 10s
31ºCristina Coelho...1h 11m 27s

Richardson Ferreira, o vencedor, momentos após a chegada


Rui Candeias, Paulo Morais e Hugo Gonçalves, 2º, 3º e 4º classificados, respectivamente

quarta-feira, 25 de março de 2009

TAÇA DO INATEL - 1ª ELIMINATORIA - 2ª MÃO - G.D.R.S. FRANCISCO DA SERRA 2 - SONEGA 2

No jogo relativo à 2ª mão da 1ª eliminatória da Taça Inatel, depois de um empate a uma bola no jogo relativo à 1ª mão, recebíamos a equipa do Leal Soneguense, facto que direccionava algum favoritismo para a nossa equipa.
Sabendo de antemão que seria um jogo complicado caso não conseguíssemos marcar primeiro, a equipa dispos-se em campo, com o objectivo de desde cedo assumir o controlo do jogo e dinamiza-lo com o intuito de chegar à vantagem, perante um adversário que durante a primeira parte se preocupou, fundamentalmente, em defender e esperar pelo nosso erro.
Conseguímos algumas boas jogadas ofensivas, criando, inclusivé, as unicas situações de golo da primeira parte.
O resultado a zeros no final da primeira parte, premiava a boa organização defensiva da Sonega e castigava a nossa falta de concretização.
No segundo tempo, a equipa adversária conseguiu chegar ao golo, logo aos 52' após erro do nosso defesa, que perde uma bola que tinha controlada. O erro que o adversário tanto esperava apareceu e foi bem aproveitado. A nossa equipa intranquilizou-se um pouco, mas forçou o ritmo de jogo e volvidos 5' chegavamos à igualdade, resultado que deixava a eliminatória completamente empatada. Com alguns jogadores a acusarem algum desgaste, procederam-se a substituições visando dar maior frescura ao meio campo, visando controlar o jogo e tentar chegar ao segundo golo. Mas a ansiedade na busca da vitória acabou por trair a equipa, que se desajustou em campo, começando a subir sem as devidas compensações defensivas, e procurando desiquilibrios que o factor fisico não permitia forçar devido às dificuldades de recuperação no terreno. Essa subida da defesa e a abertura de espaços na rectaguarda, foi novamente aproveitada pelo adversario que aos 82' consegue chegar ao 2-1 e praticamente sentenciar a eliminatória. Até final, foi jogar mais com o coração do que com a cabeça, conseguindo ainda o empate, já no período de descontos, mas que acabou por sentenciar a nossa eliminação da prova.
Um jogo e uma eliminatória que foram o reflexo da nossa época, muito aquém das expectativas e onde tivemos que lutar com constantes alterações na composição da equipa, semana após semana.
Fica uma palavra de apreço a todos os jogadores que com muito empenho, esforço e algum prejuízo profissional e pessoal, sempre estiveram disponiveis para honrar compromissos e defender a nossa camisola, dando o melhor de si mesmos.

O GDRSFS alinhou com:
Sergio Costa; Telmo, Paulo Casimiro, Jorge Louro e Ricardo Sobral; Nuno Candeias, Gamito, Pedro Sabino(cap), Luis Nuno e Miguel Matias; Rui Casimiro

Suplentes:
Davide; Vera; Alex e Sergio Silva

Substituições:
Aos 37' Vera por Rui Casimiro
Aos 52' Alex por Ricardo Sobral
Aos 67' Davide por Miguel Matias
Aos 76' Sergio Silva por Luis Nuno

Golos:
0-1 aos 52'
1-1 aos 57' por Gamito
1-2 aos 82'
2-2 aos 92' por Vera

Disciplina:
Nada a assinalar

terça-feira, 17 de março de 2009

CORRIDA DAS LEZÍRIAS

Numa distância ligeiramente superior a 15 km, disputou-se em Vila Franca de Xira a tradicional Corrida das Lezírias que se realiza em terreno misto, asfalto e terra batida, com uma incursão pela lezíria ribatejana, onde inclusivé os atletas são recebidos por campinos montados e vestidos a rigor.
O vencedor desta prova foi João Marques do G. D. da Conforlimpa com 49 minutos e 07 segundos e a classificação dos nossos atletas foi a seguinta:
109ºRui Candeias......1h 00m 59s (19º Sénior)
120Fernando Mestre...1h 01m 19s (32º Vet I)
160ºLuís Pereira........1h 02m 51s (41º Vet I)
180ºHugo Gonçalves...1h 03m 32s (8º Sub 23)
187ºBruno Gamito......1h 03m 50s (9º Sub 23)
285ºFrederico Morais...1h 06m 49s (53º Sénior)
730ºLuís Gonçalves.....1h 16m 38s (103ºSénior)
777ºVítor Pereira........1h 18m 05s (111ºSénior)
816ºFilipe Rodrigues....1h 18m 48s (21º Sub 23)
Classificaram-se 1384 atletas em representação de 102 equipas. Colectivamente venceu o C.U.A. Benaventense e o G.D.R.S.Francisco da Serra obteve um honroso 17º lugar.

quarta-feira, 11 de março de 2009

FERREIRA DO ALENTEJO E SERRA DA ESTRELA

No passado fim de semana, os nossos atletas participaram em duas competições. No sábado em Ferreira do Alentejo, no campeonato de corta mato da Associação de Beja, na distância de 6000 metros e no domingo na Serra da Estrela, naquela que é considerada a rainha das provas de montanha em Portugal. A distância de 12 km é percorrida pelos atletas desde Manteigas até às Penhas Douradas, num percurso duríssimo que só mesmo quem o fizer fica em condições de avaliar tamanha dureza.
Eis as classificações:
Em Ferreira do Alentejo, venceu Carlos Papacinza do Clube Natureza de Alvito com 22minutos e 28 segundos e os nossos atletas obtiveram as seguintes classificações:
10ºBruno Gamito.........25m 52s
11ºFernando Mestre.....26m 03s
15ºFilipe Rodrigues......31m 32s
No dia seguinte em Manteigas venceu José Gaspar do G.D.3 Santos Populares que gastou 47 minutos e 08 segundos para percorrer os 12 km. Os nossos representantes obtiveram classificações dentro do espectável:
94ºRichardson Ferreira..1h 05m 52s
142ºRui Candeias.........1h 12m 10s
143ºLuís Pereira..........1h 12m 13s
144ºHugo Gonçalves.....1h 12m 15s
Participaram nesta prova 277 atletas em representação de 38 equipas. Colectivamente venceu o Núcleo de Atletismo de Joane e o G.D.R. de S. Francisco da Serra ficou na 24ª posição


Fernando Mestre em Ferreira do Alentejo e Rui Candeias, Luís Pereira, Hugo Gonçalves e Richardson Ferreira na companhia do nosso amigo Cabral na Serra da Estrela

TAÇA INATEL - 1ª ELIMINATORIA - 1ª MÃO - SONEGA 1 - G.D.R.S. FRANCISCO DA SERRA 1

Em jogo a contar para a 1ª eliminatória da Taça do Inatel época 2008/2009, o G.D.R. S. FRANCISCO DA SERRA deslocou-se ao terreno do Leal Soneguense, onde conseguiu averbar um promissor empate a uma bola.

Entrando bem no jogo, a nossa equipa conseguiu ao longo de toda a primeira parte, controlar o adversário e manter o jogo longe da nossa àrea, em termos de jogadas de perigo. Nessa fase, conseguimos delinear algumas saídas com qualidade, para o ataque e espreitar o golo, o que só não aconteceu devido a uma boa intervenção do guarda redes adversario a desviar a bola para a barra.
Perto do intervalo, a unica desatenção da nossa defesa em termos de marcação, deixa o avançado contrário isolado na àrea e Pinela em ultimo esforço provoca uma grande penalidade, que acabou por ser falhada.

Para a segunda parte tentámos manter o controlo do jogo, e quando refrescámos o ataque na busca de colocar maior velocidade nos flancos, surge o golo do adversário, num lance confuso na nossa àrea, em que após um corte, a bola sobra para o avançado da Sonega. Sem descompensar a equipa (devido à 2ª mão ser jogada no nosso campo), procurámos subir mais no terreno e jogar com alguma quebra fisica visivel nos jogadores da casa, factor que nos levou a exercer maior pressão sobre o meio campo e lançar ataques rápidos pelas alas, sendo que num desses ataques a bola sobra para Miguel Matias, que enche o pé e faz o empate... Até final, mais uma boa jogada de envolvimento ofensivo da nossa equipa com a bola a embater violentamente na barra da baliza.
Bom resultado que deixa boas prespectivas para o encontro da 2ª mão, no próximo sabado pelas 16 horas no campod e S. Francisco da Serra.

A equipa alinhou com:
Sergio Costa; Telmo, Pinela, Jorge Louro, Ricardo Sobral; Roger, Vera, Pedro Sabino(cap), Nuno Candeias e Miguel Matias; Gamito

Suplentes:
Alex; Davide e Fabio

Substituições:
Aos 57 mn. Vera por Fabio
Aos 74 mn. Nuno Candeias por Davide
Aos 78 mn. Ricardo Sobral por Alex

Golos:
1-0 aos 60'
1-1 aos 80'

Disciplina:
Amarelos a Roger; Pinela e Ricardo Sobral

segunda-feira, 2 de março de 2009

IX GRANDE PRÉMIO DE MONTEMOR-O-NOVO

Disputou-se ontem em Montemor-o-Novo, numa organização dos Bombeiros Voluntários desta cidade alentejana, o Grande Prémio de Atletismo que já vai na 9ª edição.
Depois das provas para os mais jovens, teve lugar a prova principal onde participaram os nossos representantes.
Nas últimas edições o mau tempo esteve sempre presente, em alguns casos com temperaturas bastante baixas, mas felizmente este ano esteve um óptimo dia para a prática do atletismo.
O vencedor desta 9ª edição foi Bruno Paixão, do A.C.Portalegre, no bom tempo de 30 minutos e 29 segundos e os nossos atletas tiveram prestações dentro da normalidade.
88º Rui Candeias..........38m 20s (36º Sénior)
108ºRichardson Ferreira..39m 35s (40º Sénior)
114ºPaulo Morais..........40m 03s ( 41º Sénior)
128ºLuís Pereira...........40m 44s (21º Vet I)
135ºHugo Gonçalves......40m 55s (45º Sénior)
141ºBruno Gamito.........41m 13s (47º Sénior)
264ºÓscar Milheiros.......49m 20s (38º VetI)
284ºFilipe Rodrigues......50m 42s (72º Sénior)
295ºAntónio Simões.......51m 41s (36º Vet II)
297ºVítor Pereira..........51m 45s (73º Sénior)
Esta prova teve a participação de 348 atletas. Colectivamente triunfou o G.D.U.Caxienses com 46 pontos, tendo o G.D.R.S.Francisco da Serra obtido a 18ª posição, com 438 pontos, entre 35 equipas classificadas.
É com agrado que registamos o regresso de Paulo Morais, depois de longa ausência, bem como a chegada de novos atletas.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

XXVI 20 KM DE CASCAIS

Num espectacular percurso entre Cascais e o Guincho e volta, realizou-se ontem a 26ª edição dos 20 km de Cascais.
O vencedor desta prova foi João Marques da Conforlimpa com o tempo de 1 hora, 5 minutos e 20 segundos, tendo os nossos atletas obtido as seguintes classificações e tempos:
68º Richardson Ferreira.....1h 18m 53s (18ºSénior)
81º Rui Candeias.............1h 19m 56s (21º Sénior)
143ºHugo Gonçalves.........1h 23m 32s (34º Sénior)
316ºFrederico Morais........1h 29m 24s (67º Sénior)
612ºLuís Gonçalves..........1h 38m 35s (103º Sénior)
474ºGuilherme Branquinho..1h 34m 40s (80º Vet I)
Participaram nesta competição 1368 atletas e não houve classificação colectiva.


Rui Candeias, Hugo Gonçalves e Richardson Ferreira, três dos nossos atletas nesta prova

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

14ª JORNADA - PORTO COVO 6 - G.D.R.S.FRANCISCO DA SERRA 4

Em jogo respeitante à ultima jornada do campeonato distrital do Inatel, Série Sul, 1ª fase, deslocámo-nos ao campo do Porto Covo, ultimo classificado, num jogo que apenas servia para cumprir calendário.
Tendo-nos defrontado com o problema habitual nas ultimas jornadas de falta de atletas disponiveis para o jogo, alguns por lesões, outros por motivos profissionais, procurámos efectuar um jogo que deixasse a imagem do real valor deste plantel, que durante a época em curso nunca conseguiu revelar, quer em termos exibicionais, quer em termos de resultados.
Entrámos muito bem no jogo, fazendo logo o 0-1 aos 2 minutos de jogo, por Luis Nuno após excelente desmarcação entre a defesa adversária. Até cerca dos 20 minutos de jogo, exercemos por completo o dominio de jogo, levando grandes dificuldades ao ultimo reduto da equipa local. A partir desse momento os jogadores do Porto Covo entraram no jogo duro e provocatório, com diversas ameaças à integridade fisica dos nossos atletas, que passaram a preocupar-se mais em discutir com os adversários do que com a concentração no jogo. Face a esta situação de desconcentração e alguma irritação, saímos por completo do jogo, deixando de conseguir ligar as jogadas ofensivas e falhando em demasia em termos defensivos, acumulando erros que nos foram fatais. Até ao intervalo os locais chegaram ao 4-1, sem que conseguíssemos voltar a exibir a capacidade da primeira fase do jogo.
para a segunda parte entrámos decididos a voltar a praticar o nosso futebol, ligando sectores, e fazendo uma posse e circulação de bola. Logo aos 47 minutos fazemos o 4-2 poor Vera num bom cabeceamento após canto marcado por Luis Nuno. Estava relançado o jogo, tendo os nossos jogadores ganho a motivação necessária para abordarem a segunda parte com muita concentração, espirito de sacrificio e capacidade de lutar por cada jogada com a perspectiva de efectuar rapidas recuperações de bola e criar de imediato jogadas de perigo. Pouco depois Gamito isolado perante o guarda redes adversário quis colocar a bola e rematou ao lado. Aos 54 minutos, um livre rapidamente marcado por Roger, isola Gamito que faz 0 4-3. Agora era a equipa de Porto Covo que se encontrava completamente perdida em campo, face à pressão alta e muito forte que exercíamos e à sua quebra fisica e animica. Só que volvidos 6 minutos, Alex num erro defensivo, isola o jogador do Porto Covo e resultado passa para 5-3. O jogo torna-se verdadeiramente louco, com constantes jogadas de perigo nas duas àreas, com uma entrega total dos jogadores ao jogo, procurando explorar os espaços que se abriam na zona de meio campo. Aos 80 minutos, Davide, recém entrado faz o 5-4 com um forte pontapé de fora da àrea. Adivinhavam-se 10 minutos electrizantes, mas mais um erro do nosso guarda redes, defendendo um canto directo para a barra, leva o resultado para 6-4 aos 82 minutos.
Até final muita vontade, mas já pouco discernimento no desenvolver das jogadas ofensivas.
Uma derrota algo injusta, mas justificável pelo desnorte da equipa nos ultimos 25 minutos da primeira parte, o que não pode acontecer. Fica no entanto a enorme entreajuda da segunda parte e a postura digna com um atitude que faltou em muitos dos jogos.

O GDRSFS alinhou com:
Sergio Costa; Ricardo Sobral, Paulo Casimiro, Pinela e Alex; Roger, Pedro Sabino(cap), Luis Nuno, Miguel Matias e Vera; Gamito.

Suplentes:
Davide

Substituições:
Aos 77' sai Vera e entra Davide

Golos:
0-1 aos 2'
1-1 aos 21'
2-1 aos 29'
3-1 aos 33'
4-1 aos 40'
4-2 aos 47'
4-3 aos 54'
5-3 aos 60'
5-4 aos 80'
6-4 aos 82'

Disciplina:
Nada a registar


NOTA: Numa época completamente falhada, o reconhecimento áqueles atletas que tudo deram em prol da equipa, muitas vezes com prejuízo próprio.
Aqueles que optaram por jogar "apenas quando lhes apetecia" fica o recado de que, ou mudam de atitude ou não terão lugar nesta equipa. Têm que ser homens de palavra e cumprirem os seus compromissos.

NOTA 2: Sendo ponto assente que vai ser organizada a Taça do Inatel, embora desconhecendo em que moldes e o seu inicio, o G. D. R. S. Francisco da Serra, já se inscreveu para a disputar.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

XVIII GRANDE PRÉMIO DO ATLÂNTICO

Realizou-se hoje na Costa da Caparica o X Grande Prémio do Atlântico em atletismo, uma prova organizada pelo Núcleo Sportinguista daquela cidade do concelho de Almada. Numa distância de 10 km, esta prova teve como vencedor Alberto Chaíça do Grupo Desportivo da Conforlimpa.
Eis as classificações dos nossos atletas presentes nesta corrida:
22ºVítor Pereira..........36m 12s (11ºSénior)
57ºRui Candeias..........38m 04s (28ºSénior)
74ºRichardson Ferreira..38m 46s (34ºSénior)
158ºHugo Gonçalves.....41m 35s (70ºSénior)
Colectivamente venceu a equipa do Liberty Seguros com 37 pontos e o G.D.R.S.Francisco da Serra classificou-se no 8º lugar num universo de 66 equipas participantes.

VII GRANDE PRÉMIO DR. CARLOS GRADIZ

O Grande Prémio de Atletismo Dr. Carlos Gradiz, disputou-se ontem em Cuba. Mais uma participação da nossa equipa com alguns bons resultados. O vencedor da prova masculina, onde participaram apenas 23 atletas, foi Dário Garcias da Casa do Benfica de Faro em 19 minutos e 21 segundos.
Classificações dos nossos atletas:
SÉNIORES MASCULINOS: (6000 metros)
11ºRui Candeias.........23m 28s
13ºVítor Pereira..........23m 43s
14ºRichardson Ferreira..23m 43s
16º Hugo Gonçalves.....24m 08s
17ºVasco Café............24m 46s
18ºLuís Pereira...........24m 50s

SÉNIORES FEMININOS:(3000 metros)
9ªSusana Soares...13m 49s
14ªCristina Coelho..15m 20s

Veteranos I: (4000 metros)
7ºLuís Pereira...15m 23s
Mais uma vez Susana Soares voltou a entrar nos prémios e Rui Candeias ficou a apenas um lugar de o conseguir também. De notar que Luís Pereira tendo participado na prova do seu escalão, participou também na prova de séniores.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

VII GRANDE PRÉMIO DE GRÂNDOLA

Realizou-se no passado dia 1, o VII Grande Prémio de Grândola (Circuito José Afonso)o qual teve a participação de 669 atletas em representação de 54 equipas. Prova na distância de 10 km e onde mais uma vez o G.D.R.S.Francisco da Serra participou, desta vez com 12 atletas.
O vencedor foi Carlos Silva do Sporting Clube de Portugal, com o tempo de 31 minutos exactos.
Por equipas obtivemos a 13ª posição, sendo vencedor colectivo o Boavista de S. Mateus, da Ilha do Pico (Açores).
Os nossos representantes obtiveram as seguintes clasificações e tempos:
90ºRichardson Ferreira....38m 53s (43ºSénior)
112ºRui Candeias..........39m 29s (48ºSénior)
118ºLuís Pereira...........39m 40s (51ºSénior)
137ºHugo Gonçalves.......40m 19s (57ºSénior)
166ºRui Gonçalves.........41m 21s (64ºSénior)
207ºJosé Cabral............42m 59s (30ºVetIII)
225ºOctávio Reis...........43m 13s (80ºSénior)
232ºFernando Mestre......43m 42s (85ºSénior)
365ºSusana Soares.........47m 37s (9ªSénior F)
530ºNuno Gamito...........53m 32s (139ºSénior)
564ºCristina Coelho........56m 02s (19ªVet F)
625ºJoaquim Machado.....1h 00m 38s (76ºVetIV)
Resultados um pouco abaixo das expectativas, a denotar uma baixa de forma na maioria dos nossos atletas o que provocou também uma classificação da equipa abaixo do esperado. Para isso também contribuiu o facto de Fernando Mestre estar a contas com uma lesão, a qual não lhe permitiu dar o seu melhor. Uma classificação individual ao nível habitual, teria permitido um lugar colectivo entre os primeiros dez.
Desta vez apenas Susana Soares entrou nos prémios.

13ª JORNADA - G.D.R.S.FRANCISCO DA SERRA 0 - ALDEIA DOS CHÃOS 2

No ultimo encontro disputado em casa, relativo ao campeonato do Inatel época 2008/2009, série sul, recebemos a equipa da Aldeia dos Chãos, crónico candidato ao apuramento para a segunda fase.
Com o plantel novamente bastante desfalcado, apenas compareceram ao jogo 12 jogadores, encontrando-se um deles com uma pequena lesão que iria condicionar a sua presença em todo o encontro, procurámos dignificar o campeonato e a camisola do clube, disputando este jogo com a seriedade e honestidade que se impunha a quem apenas cumpria calendário.


Com uma primeira parte jogada com alguma lentidão, o controlo do jogo foi-se repartindo pelas duas equipas, que criaram alguns lances de perigo, mas onde as defesas se superaram aos ataques, levando a que se jogasse muito na zona de meio campo.



Com o resultado empatado ao intervalo, sentiamos a necessidade de tentar marcar antes do adversário, porque o prolongamento do resultado num nulo nos seria desfavorável em termos da quebra fisica que iria acontecer (como aconteceu) nos ultimos 20 minutos de jogo. E foi já com alguns jogadores a sentirem dificuldades em colocar pressão no jogo a meio campo e a acompanhar as movimentações dos adversários, que surgiu o 0-1 com um excelente golo num remate de fora da àrea. Procurámos dentro das nossas possibilidades reagir, conseguindo ainda uma boa oportunidade para chegar ao empate, mas o controlo do jogo pertencia agora na totalidade ao adversário que chegou aos 0-2 já no período de descontos.
De referir a excelente arbitragem neste encontro.





O GDRSFS alinhou com:
Sergio Costa, Sergio Silva, Jorge Louro, Pinela e Ricardo Sobral; Roger, Fabio, Pedro Sabino(cap), Rui Casimiro e Alex; Gamito

Suplente:
Miguel Matias

Substituições:
Aos 20mn. saiu Sergio Silva e entrou Miguel Matias

Disciplina:
Amarelos a Ricardo Sobral (64') e Gamito (88')

Golos:
0-1 aos 73'
0-2 aos 90'

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

12ª JORNADA - G.D.R.S.FRANCISCO DA SERRA 0 - MELIDES 0



Jogo a contar para a 12ª Jornada do Campeonato do Inatel, onde recebemos no nosso terreno a equipa do Juventude Melidense, 3º classificado e a necessitar de vencer para garantir o apuramento para a fase seguinte da prova.


Encontro muito disputado, com algumas ocasiões de golo para ambas as equipas, e onde a equipa adversária conseguiu impor um ritmo bastante forte durante os 90 minutos.
A nossa equipa realizou um bom jogo, atendendo às muitas baixas que se verificaram, conseguindo com grande espirito de sofrimento e muita determinação, obter um empate que quase nos garante o 7º lugar final.



O GDRSFS alinhou com:
Bruno Nunes; Paulo Francisquinho, Paulo Casimiro, Jorge Louro e Ricardo Sobral; Nuno Candeias, Pedro Sabino(cap), Telmo, Miguel Matias e Alex; Gamito

Suplentes:
Sergio Costa e Davide

Substituições:
Aos 45 mn. entra Davide e sai Ricardo Sobral
Aos 90 mn. entra Sergio Costa e sai Telmo

Disciplina:
Amarelos a Nuno Candeias (12' e 64'), Miguel Matias (42'), Paulo Francisquinho(52'), Pedro Sabino(85')
Vermelho a Nuno Candeias (64')

XX GRANDE PRÉMIO "FIM DA EUROPA"

Num percurso espectacular na serra de Sintra, por estradas sinuosas, com subidas ingremes no início e descidas acentuadas no final, realizou-se no passado dia 25 o XX Grande Prémio "Fim da Europa", entre a vila de Sintra e o Cabo da Roca, ponto mais ocidental da Europa Continental, numa extensão anunciada pela organização de 16,945 km, mas que os GPSs dos atletas indicam um pouco menos.
O vencedor desta corrida, onde participaram 1069 atletas, foi Paulo Guerra agora a correr como individual o qual gastou 55 minutos e 55 seguntos para atingir a meta final.
Classificação dos nossos atletas:
120ºRichardson Ferreira... 1h 13m 06s (23º Sénior)
139ºBruno Gamito...........1h 14m 04s (25º Sénior)
140ºRui Candeias............1h 14m 04s (26º Sénior)
142ºHugo Gonçalves.........1h 14m 06s (27º Sénior)
261ºRui Gonçalves...........1h 19m 00s (51º Sénior)
Mais uma excelente prestação dos nossos melhores atletas que entraram todos na primeira parte da tabela classificativa e que no seu escalão obtiveram lugares bastante honrosos.
Tanto o Richardson, como o Rui Candeias, o Bruno e o Hugo se apresentam neste momento em boa forma física e o Rui Gonçalves aparece já muito perto. Esperemos que os outros atletas que têm tido menos participações, em breve voltem à competição e o façam de modo a conquistar boas posições na tabela classificativa dos respectivos escalões como nos habituaram em épocas anteriores.
A próxima prova é já no dia 1 de Fevereiro e disputa-se em Grândola numa distância de 10 km.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

11ª JORNADA - LEAL SONEGUENSE 2 - G.D.R.S. FRANCISCO DA SERRA 0

Na deslocação ao campo da Sonega, defrontámos a equipa que nos antecedia na tabela classificativa, sendo, em caso de vitória, uma boa oportunidade de nos aproximarmos do 6º lugar.


Lutando com algumas ausências de jogadores, quer por motivos profissionais, quer por lesão, o que já vem sendo hábito no plantel desta época, entrámos no jogo novamente a perder, sofrendo um golo logo aos 6mn., num enorme frango do nosso guarda redes.
Procurámos reagir à adversidade, criando alguns lances de perigo, tentando forçar o ataque através de futebol simples e a procurar as alas para desenvolver as nossas jogadas. O encontro tornou-se bastante rápido, com lances constantes de perigo nas duas balizas, a que não são alheias as reduzidas dimensões do campo do Leal Soneguense.


Aos 30 mn. sofremos novo revés, consentido o segundo golo, num lance em que a nossa defesa voltou a ser permissiva. Até ao intervalo conseguimos criar a oportunidade mais flagrante de golo, com o nosso avançado a falhar o remate já na pequena àrea.


Para a segunda parte entrámos com maior determinação e concentração, fazendo circular a bola na nossa intermediária, voltando a apostar nos flancos para criar desiquilibrios na defensiva contrária. Aos 51 mn. grande penalidade contra a Sonega e a hipótese de reduzirmos o marcador e nos relançármos no jogo. Gamito bateu o castigo maximo e o guarda redes soneguense efectuou uma boa defesa. Gorada esta hipotese, não desanimámos e acreditámos conseguir chegar ao golo. Poucos minutos volvidos nova grande oportunidade com Fabio isolado a rematar por cima. A 20 mn. do final do jogo o Leal Soneguense ficou reduzido a 9 elementos, e remeteu-se à defesa da sua intermediária, deixando apenas um jogador no ataque. Com a alteração táctica que introduzimos (passamos a jogar em 1x3x3x4) dominámos o período que faltava mas nunca cnseguimos chegar com grande perigo à baliza adversária, quer pelo aglomerado de jogadores adversários na sua àrea, quer pela grande ansiedade que demonstrámos, não conseguindo colocar qualidade no nosso jogo, e não aproveitando as faixas laterais para criar as descompensações necessárias para obtermos oportunidades de finalização.


Com o campeonato a chegar ao seu termo, resta-nos defender a posição que ocupamos e tentar dignificar quer o clube, quer o campeonato, colocando em campo toda a nossa determinação por forma a não facilitarmos nos jogos que nos faltam contra equipas que lutam abertamente pelo apuramento para a segunda fase.

O GDRSFS alinhou com:
Sergio Costa; Sergio Silva, Ricardo Sobral, Roger e Alex; Nuno Candeias, Pedro Sabino(cap), Kadinho, Fabio e Vera; Gamito

Suplentes:
Telmo, Davide e Miguel Matias

Substituições:
Aos 45 mn. saiu Sergio Silva e entrou Davide
Aos 45 mn. saiu Vera e entrou Miguel Matias

Disciplina:
Amarelos a Ricardo Sobral(25'), Nuno Candeias (39') e Fabio (72')

Golos:
1-0 aos 6 mn.
2-0 aos 30 mn.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

10ª JORNADA - G.D.R.S.FRANCISCOA DA SERRA 1 - BAIRRO DO OLIVAL 5


Neste jogo respeitante à 10ª jornada do campeonato distrital do Inatel de Setubal, realizado no dia 10 de Janeiro no campo de S. Francisco da Serra, recebíamos o 1º classificado, a equipa de Alcacer do Sal (Bairro do Olival) que apenas tinha perdido no primeiro encontro do campeonato.
Esperávamos bastantes dificuldades face à qualidade que a equipa adversária apresentava, assim como, devido á excelente forma fisica e anímica que atravessam, em contrapartida com o que se passa com a nossa equipa, a passar por grandes dificuldades em termos de confiança e estabilidade emocional para os jogos.


Com um campo em excelentes condições para a prática do futebol, o jogo iniciou-se bastante equilibrado, mas aos 7 mn. no primeiro remate do bairro do Olival à nossa baliza, logram atingir o 0-1, facto que mais problemas veio trazer à nossa equipa em termos de estabilidade no jogo. Sentimos o golo sofrido e desconcentrámo-nos, começando a perder muitas bolas nas transições ofensivas e a não conseguir a serenidade necessária para definir com calma o desenrolar das nossas jogadas. Aos 29 mn. num lance rápido de contra ataque o bairro do Olival consegue o 0-2 e começa a ganhar mais confiança no controlo do jogo. No entanto, a nossa equipa reage bastante bem e força o jogo no meio campo ofensivo, empurrando o adversário para a sua zona defensiva. Aos 34 mn., Telmo com um pontapé fortissimo de fora da àrea faz um grande golo e relança o jogo. Até ao intervalo conseguímos colocar intensidade no jogo e criar algums situações de muito perigo para o ultimo reduto contrario.

Para a segunda parte necessitávamos de conseguir manter a postura com que havíamos chegado ao intervalo, forçando o jogo pelas alas e colocando os sectores perto uns dos outros, nomeadamente a defesa mais subida no apoio aos médios. O Bairro do Olival, com jogadores rápidos, iria tentar aproveitar essa subida da nossa defesa, para lançar venenosos contra ataques, pelo que seria importante não nos deixarmos descompensar em termos de marcações e entreajuda defensiva. Mas aos 53 mn. numa jogada de bom envolvimento ofensivo, o adversário cria uma situação de ruptura na nossa defesa e chega ao 1-3, perante alguma passividade na saída do nosso guarda redes. Volvidos 9 mn. chegam ao 1-4 na transformação de uma grande penalidade a castigar uma falta desnecessária do nosso defesa. Até final do jogo, nunca conseguímos voltar a exercer superioridade em qualquer zona do terreno de jogo, sentindo muitas dificuldades na construção do nosso futebol em virtude da grande intranquilidade que a equipa demonstrava e do completo desânimo dos jogadores. A terminar o jogo, novo contra ataque rápido do Bairro do Olival a chegar aos 1-5, resultado que acaba por ser demasiado penalizante para o que fizemos no encontro, nomeadamente na primeira parte. A vitória dos alcacerenses é justa, num jogo com uma boa arbitragem.

O GDRSFS alinhou com:
Sergio Costa; Telmo, Paulo Casimiro, Pinela e Alex; Roger, Fabio, Pedro Sabino(cap), Rui Casmiro e Miguel Matias; Gamito

Suplentes:
Miguel Mateus, Davide Cruz, Vera, Nuno Candeias, Ricardo Sobral e Paulo Francisquinho

Substituições:
Aos 37' sai Miguel Matias e entra Ricardo Sobral
Aos 45' sai Telmo e entra Paulo Francisquinho
Aos 62' sai Roger e entra Nuno Candeias
Aos 82' sai Fabio e entra Vera
Aos 82' sai Alex e entra Davide Cruz

Disciplina:
Amarelos a Pinela(9'), Telmo(21'), Nuno Candeias(74')

Marcador:
0-1 aos 7'
0-2 aos 29'
1-2 aos 34' por Telmo
1-3 aos 53'
1-4 aos 62'
1-5 aos 89'

domingo, 28 de dezembro de 2008

S. SILVESTRE DO SADO

EQUIPA DE ATLETISMO TERMINA 2008 EM GRANDE PLANO!!!

Realizou-se no passado dia 27, em Praias Sado, a S. Silvestre do Sado, prova onde habitualmente participa a nossa equipa de atletismo.
Com uma extensão de pouco mais de 9000 metros, teve este ano a participação de cerca de 120 atletas, sendo vencedor José da Luz, do Olímpico Clube de Lagos, com o tempo de 29m 39s.
Classificação dos nossos atletas:

SÉNIORES:
6ºRui Candeias...... 35m 26s
7ºHugo Gonçalves... 35m 36s
8ºBruno Gamito..... 36m 05s
15ºLuís Gonçalves... 43m 10s

VETERANOS I:
9ºLuís Pereira........ 36m 10s
10ºFernando Mestre. 36m 23s

VETERANAS B:
5ª Cristina Coelho... 54m 23s

Por equipas alcançámos um excelente 3º lugar entre cerca de dezena e meia de equipas classificadas, com a consequente conquista de mais um troféu. Para além do troféu colectivo, também Rui Candeias, Hugo Gonçalves e Bruno Gamito conquistaram troféus individualmente, daí considerarmos esta, como uma excelente jornada desportiva para as nossas cores.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Boas Festas

A Secção de Atletismo do G.D.R.S.Francisco da Serra, deseja a todos os elementos dos Corpos Sociais do Clube, associados e atletas de todas as modalidades, um Feliz Natal e um 2009 repleto de sucessos pessoais e desportivos!

Corrida 60 anos do Metropolitano

Mais uma excelente participação dos nossos atletas numa prova de atletismo, desta feita na corrida comemorativa do 60º aniversário do Metropolitano de Lisboa, na distância de 10 km e que se realizou no passado dia 21 do corrente mês de Dezembro. Participaram nesta prova um total de 1496 atletas.
O vencedor foi Hermano Ferreira, do Maratona C.P. com o tempo de 28m 48s e os nossos atletas obtiveram as seguintes classificações e tempos:

128º Richardson Ferreira....36m 55s..(65º Sénior)
180ºRui Candeias...............38m 03s..(86º Sénior)
185ºLuís Pereira................38m 13s..(88º Sénior)
222ºBruno Gamito.............38m 54s..(99º Sénior)
224ºHugo Gonçalves..........38m 56s..(101ºSénior)
482ºLuís Gonçalves............42m 48s..(175ºSénior)
529ºOctávio Reis...............43m 36s..(190ºSénior)
745ºAntónio Simões...........46m 33s..(152ºVet I)

Por equipas venceu o Maratona, com 53 pontos, e o G.D.R.S.Francisco da Serra ficou no 25º lugar,com 743 pontos, num universo de 95 equipas classificadas.