domingo, 18 de fevereiro de 2007

Pontapé de saída .....



10 Anos…
Perto de completarmos os dez anos de existência, o surgir deste blog é mais um passo de consolidação do Grupo Desportivo e Recreativo de S. Francisco da Serra, no âmbito do panorama desportivo amador.
Um percurso feito paulatinamente, com avanços e recuos, mas sempre com a firme convicção de estarmos a construir as bases de um pequeno e insignificante clube na esfera do desporto nacional, mas que se torne uma referência e uma fonte de orgulho, para quem, ao longo destes anos, nos tem representado.
Com duas modalidades em actividade (Futebol e Atletismo), foi desde o início, nossa preocupação formar atletas, mas acima de tudo, formar homens numa sociedade em que os valores humanos tendem a ser muitas vezes atropelados pela ânsia do sucesso a qualquer preço…
Como qualquer equipa que participe num campeonato, no nosso caso, no campeonato distrital de Setúbal de futebol amador, organizado pelo INATEL, preocupamo-nos acima de tudo, que os nossos atletas aprendam a viver com as vitórias e derrotas, que tenham a percepção de que um jogo é apenas um jogo, e nada no seu contexto pode ser transcendental em relação aos outros intervenientes. Respeito pelos adversários, pelas equipas de arbitragem, pelos dirigentes e demais elementos inseridos na estrutura desportiva em que competimos, respeito pelo factor humano existente em cada uma dessas pessoas, muito para além do factor desportivo…
Aceitar as vitórias e as derrotas como uma fase de aprendizagem da própria vida, onde muitas vezes também somos derrotados ou saímos vitoriosos, mas acima de tudo, sair da luta, do jogo, com o sentimento de tudo termos feito para atingir os nossos objectivos…
Fomentamos uma postura digna, no meio desportivo, por parte de todos os que nos representam, o que ao longo destes dez anos, nos granjeou o respeito, a consideração e o reconhecimento quer de adversários, quer dos demais agentes envolvidos nas provas onde participamos. É uma mais valia só possível pelo trabalho de todos!
Nada, no desporto, como na vida, por mais grave que seja, justifica a agressão, a ofensa, a falta de solidariedade. Um jogo termina no preciso momento em que termina, a fase seguinte, aquela a que normalmente chamamos a terceira parte, é a do convívio, a da amizade, a da compreensão… essa é a fase mais importante do desporto!
Nunca nos poderemos esquecer que os nossos adversários, que os elementos que compõem uma equipa de arbitragem, que os dirigentes, antes de serem agentes desportivos, são homens, são pessoas com família, e isso tem que merecer todo o nosso respeito. Antes, durante e depois de um qualquer jogo, de uma qualquer prova.
É nesta base que assenta o nosso trabalho. É nestes pressupostos que temos as portas abertas a quem nos queira representar…
Valorizamos nos nossos atletas a dignidade com que envergam a nossa camisola, a procura que fazem para amanhã serem melhores atletas, mas acima de tudo melhores homens, mais tolerantes, mais compreensivos, mais humanos…
A fidelidade de muitos deles ao clube é a prova inequívoca de que estamos no caminho certo, de que estamos a construir um clube pequenino no âmbito desportivo, mas enorme na vertente humana…
E essa será a nossa maior vitória!

Iniciamos hoje a construção deste blog. Não será um blog de actualizações diárias, de grande actividade… projectamos dar a conhecer este clube, os seus atletas, os resultados, as instalações, a sua vida…
A magnifica foto que apresentamos neste primeiro post representa um dos maiores jogadores portugueses de todos os tempos: MATATEU!
Figura mítica do Clube de Futebol “Os Belenenses” de quem, com muito orgulho somos filial. No nosso pontapé de saída, que melhor imagem do que, a de quem tão dignamente envergou varias camisolas (incluindo a da Selecção Nacional), mas que sempre demonstrou todo o respeito e consideração pelos adversários, mesmo sendo um dos maiores jogadores de sempre do futebol nacional. Que melhor exemplo a seguir?

A todos os que nos quiserem acompanhar neste nosso novo passo, nesta nova iniciativa de divulgação do nosso clube, da nossa região, nesta nova etapa de consolidação e crescimento, deixamos uma simples frase:

BEM VINDOS SE VIEREM POR BEM!